Carregando...
Fator Previdenciário, uma mordida na sua aposentadoria

Fator Previdenciário, uma mordida na sua aposentadoria

Eis o grande vilão da maioria das aposentadorias, o Fator Previdenciário. Ele foi criado em 1999 com o objetivo de permitir as pessoas se aposentarem mais cedo, contudo diminuindo o valor a ser recebido. Ou seja, quanto mais cedo você se aposentar menor será sua aposentadoria.

O Fator Previdenciário leva em consideração 3 variáveis:

  1. Expectativa de vida. Quanto maior, pior o fator previdenciário;
  2. Idade. Quanto maior, melhor o fator previdenciário;
  3. Tempo de contribuição. Quanto maior, melhor o fator previdenciário.

Quanto maior a idade e o tempo de contribuição, melhor será seu fator previdenciário. Mas, ao mesmo tempo, todo ano a expectativa de vida no Brasil cresce, piorando a fórmula do fator previdenciário.

Em alguns casos raros o fator previdenciário pode ser maior que 1 e aumentar o valor da sua aposentadoria. Para o homem ter um fator previdenciário positivo ele precisa ter cerca de 40 anos de tempo de contribuição e 62 anos de idade. Neste caso, ele poderia ter se aposentado muito antes pela Aposentadoria por Tempo de contribuição com pontos. Por isso, quase nunca vejo um fator previdenciário positivo nas aposentadorias.

Com a Reforma da Previdência, o fator previdenciário foi praticamente extinto. Digo praticamente, pois somente uma Regra de Transição utiliza ela no cálculo de benefício: a do Pedágio de 50%. Contudo, o fator pode incidir se você reuniu os requisitos para se aposentar antes da Reforma, então fique atento ao seu caso.

Na dúvida sobre o Fator Previdenciário ou outra questão sobre aposentadoria, faça um planejamento previdenciário com um advogado especialista no assunto. Nosso escritório é especializado em assuntos previdenciários e atende de forma digital para todos os estados do Brasil, além de contar com escritórios em São Paulo, Brasília e Curitiba. Entre em contato conosco ou agende um horário em nosso Atendimento Digital, vamos ajudar você a resolver seus problemas previdenciários.

Quer tratar este assunto com um advogado? Fale conosco.

Usamos cookies e outras tecnologias para aprimorar sua experiência e para fins de publicidade de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar interagindo com este site, você concorda com estas condições. Saiba mais.

1